segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Descoberto gene relacionado à Anorexia

Os pesquisadores descobriram um tipo de gene relacionado com o controle do apetite que é mais freqüentemente encontrado em pacientes anoréxicos, este é um indicio de que certos distúrbios do estimulo cerebral relacionados a ingestão de alimentos pode contribuir para as desordens do apetite.
É a primeira vez que se identificou um gene relacionado com a anorexia, embora os pesquisadores saibam há vários anos que as probabilidades de que alguém padeça de um distúrbio alimentar depende em parte da genética.
O estudo realizado por pesquisadores da Alemanha e da Holanda descobriu que 11% dos anoréxicos possuem um variante de uma gene relacionado com o apetite, e que essa variante parece afetar a capacidade do cérebro de estimular o apetite. Em contrapartida, somente 4,5% das pessoas sem anorexia possuem esta variante.
O estudo comparou 145 pacientes com anorexia com 244 pessoas sem a doença,e, concluiu que a existência da variante genética mais que duplica as possibilidades de uma pessoa sofre de anorexia.
O resultado do estudo sugere que uma substancia capaz de reproduzir os efeitos do gene original poderia permitir aos anoréxicos recuperarem o seu apetite.
O estudo foi publicado na edição de maio da revista Psiquiatria Molecular.
O gene descoberto não é o único envolvido na doença. Os investigadores acreditam que muitos genes colaboram com os fatores ambientais que ocasionam desordens no apetite.
Segundo Walter Kaye, psiquiatra da Universidade de Pittsburg, estes estudos podem contribuir para explicar porque uma pequena proporção de pessoas sofrem de problemas de apetite, mas que não podem explicar todos os distúrbios alimentares.


Fonte: ASSOCIETED PRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário