segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

10% dos doentes de Anorexia morrem

Aproximadamente 1% das adolescentes sofrem e anorexia, aproximadamente 60% conseguem superar a doença, outros 30% dos casos se tornam crônicos e 10% morrem, segundo dados fornecidos na apresentação das Jornadas Autônomas sobre Anorexia e Bulimia Nervosa, que se realizaram na Câmera de Comércio de Castellón na Espanha.
As Jornadas, organizadas pelo Colégio de Enfermaria de Castellón, contaram com a participação de profissionais que analisaram as causas e tratamentos destes distúrbios alimentares. O objetivo principal consiste em conscientizar a sociedade sobre os graves problemas que podem causar a obsessão pelo peso e imagem corporal extremamente magras, acentuadas nos Estados Unidas e na Europa Ocidental nos últimos anos.
A anorexia nervosa e um problema que se manifesta como um distúrbio do comportamento alimentar. Do total de pacientes, 90 por cento são mulheres, e, é na adolescência quando aparece com maior freqüência. As pessoas com anorexia apresentam uma preocupação excessiva por não engordar, embora seu peso seja normal ou esteja muito abaixo do saudável.
A bulimia nervosa é um outro distúrbio alimentar, aonde existe um medo da gordura e um sentimento de perda de controle com relação à comida, sendo característicos os “ataques” compulsivos. Para “compensar” estes “ataques compulsivos, os pacientes podem provocar vômitos, alem de utilizar laxantes e diuréticos em excesso.
A ocorrência destes distúrbios parece estar aumentando e a faixa etária mais afetada esta entre 12 e 25 anos. As doentes que não procuram voluntariamente ajuda no inicio, podem chegar a consulta quando o processo já está instaurado. A anorexia é a terceira enfermidade com mais incidência entre as adolescentes, atrás mesmo da obesidade e, em muitos casos, precede a bulimia.


Fonte: EUROPA PRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário